• Empresa
  • Equipamentos
  • Contato

Perfilador Térmico de Integridade – TIP

O método de ensaio de perfilagem térmica – TIP utiliza o calor gerado pela cura do cimento para avaliar a qualidade das estacas escavadas, estacas moldadas in loco e estacas de hélice contínua. Este método também pode ser usado para o controle de qualidade e avaliação do formato do jet grouting e paredes diafragma. O TIP avalia toda a seção transversal e todo o comprimento da fundação pelo Método de Perfilagem Térmico. Os resultados ficam disponíveis logo após que a instalação do fuste é concluída.

A temperatura média no interior de um fuste depende do seu diâmetro, da composição do concreto e do tempo decorrido entre a concretagem da armadura e o ensaio. As temperaturas medidas na gaiola de armadura variam com a distância ao centro do fuste e com o recobrimento do concreto.

O TIP está disponível em dois modelos: Sonda Térmica ou com Fiação Térmica (Thermal Wire®).

O modelo com sonda térmica inclui uma sonda térmica (com 4 sensores de temperatura ortogonais) que é inserida em tubos de acesso para coleta de dados,
e uma porta de aquisição térmica que transfere os dados coletados para a unidade principal do TIP. Os fustes devem ser construídos com tubos de acesso a serem testados com o presente sistema.

O modelo com fiação térmica inclui um quantidade inicial de fiação Thermal Wire® (cabos de cobre equipados com sensores de temperatura uniformemente espaçados),e portas de aquisição térmica que transferem os dados coletados para a unidade principal do TIP. A fiação é instalada na gaiola de armadura. Uma fiação  térmica adicional de pequeno comprimento pode ser instalada em paralelo a uma das fiações principais para ajudar a refinar a estimativa do recobrimento de concreto.

Para estimar o custo e a quantidade da fiação térmica de um determinado projeto, pode-se usar a calculadora TIP.

Os dados coletados por quaisquer dos modelos TIP são baixados para um computador para análise pelo software TIP Reporter. O software mostra as temperaturas medidas em função da profundidade e mapeadas em secções transversais do fuste. Um exame simples destas representações gráficas é muitas vezes suficiente para indicar uma estaca sem problemas de integridade ou algum segmento com defeitos.

A modelagem térmica consiste em simular a forma do fuste que, dado o tipo de solo, clima e mistura de concreto, resulta em temperaturas que correspondem às medições em campo. A modelagem térmica produz uma renderização 3D do fuste e imagens 2D de suas seções transversais.

O TIP revela através de medições de campo e de um software de interpretação de dados, os seguintes parâmetros:
  • “Necks” ou inclusões (regiões que são mais frias do que a média)
  • Protuberâncias (regiões que são mais quentes do que a média)
  • Variações no recobrimento do concreto
  • Formato do fuste
  • Alinhamento da gaiola

Localizada em Cleveland, Ohio, a Pile Dynamics (PDI) é uma empresa especializada em produtos para testes de qualidade em todos os tipos de fundações profundas.

A PDI se concentra na contínua produção melhoria de sua linha de instrumentos para análise de estacas.

 

Contatos

Carmix do Brasil

Para uma parceria eficaz, entre em contato.
A solução para sua obra é nossa prioridade.

Telefones

+55 (48) 3879.8090 – Florianópolis
+55 (11) 3661.8911 – São Paulo

E-mail

contato@carmix.com.br

Aguardamos sua mensagem

(*) Campos de preenchimento obrigatório.

 

 

 


Já sou cliente Carmix do Brasil